quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Claudinho e Buchecha ou Villa-Lobos?

Terminou ontem em Caracas o III Festival Villa-Lobos com um grande concerto da Sinfônica Juvenil de Caracas regida por Isaac Karabtchevsky e solos de José Staneck e Leo Gandelman. Na mesma noite a Globo Internacional transmitiu o especial Por Toda Minha Vida contanto a história da dupla de funk, MCs Claudinho e Buchecha.
O Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis é um orgulho Venezuelano, e assim como o Funk nas comunidades carentes do Rio de Janeiro, é uma prova viva do poder de transformação social da música.
Há quase quarenta anos atrás o Maestro José Abreu queria criar uma orquestra em que os músicos praticassem em conjunto, e desse simples desejo de integrar, valorizando a paixão pela música de uma maneira descontraída e alegre, surge um projeto que hoje envolve mais de 350.000 jovens e crianças, reconhecido internacionalmente pelos principais prêmios da música clássica e berço de gênios como o jovem Maestro Gustavo Dudamel, atual regente da Filarmônica de Los Angeles.
Além de tocar música clássica de alta qualidade, é de uma força impressionante ver e ouvir estes pequenos músicos, que muitas vezes não conseguem seque colocar os pés no chão quando sentados, tocarem estes instrumentos de adultos sérios. Foi emocionante presenciar ao final de um grande espetáculo com músicos do quilate de Gandelman, Staneck e Karabtchevsky a comemoração espontânea da garotada batendo os pés no chão e gritando “Uhhhhhuuuuu!” E depois de todo aquele entra e sai tradicional ao final de um concerto,  o abraço apertado que o sisudo maestro deu no primeiro violinista, um moleque de seus 15 anos com o paletó mais largo que seus ombros. Impressionante, de arrepiar!

Independente de gostos, técnicas e valores de um gênero ou de outro - porque para quem gosta, música é música e ponto final – Claudinho e Buchecha são exemplos do seu poder social assim como a Orquesta Juvenil de Caracas.

Nascidos no Buassú, perto de Niterói no Rio de Janeiro, os dois amigos de infância, como os outros milhões de crianças que nascem na mesma realidade, tinham à sua frente poucas, ou muito poucas, pouquíssimas oportunidades de crescimento. E apesar disso os dois viraram um fenômeno da música popular no final dos anos 90, chegando a vender 3 milhões de discos. Sem nenhuma preparação musical, mas com a voz bonita de Buchecha e a obstinação de Claudinho, começaram escrevendo com o dicionário no colo músicas sobre a comunidade em que viviam, e entre bicos como servente de pedreiro, camelô e vendedor, foram virando músicos.

As favelas Cariocas desde que começaram a organizar-se em comunidades tem possibilitado histórias como a desses dois rapazes. Através dessa organização e união de seus moradores, Claudinho e Buchecha encontraram apoio, receberam incentivo e foram eleitos seus representantes nos concursos de funk, e assim puderam pela primeira vez subir ao palco.
Depois deste début, veio uma série de sucessos que viraram temas obrigatórios de programas de auditório, festas, festivais de música e, é claro, Bailes Funk. A garotada virou fanática pela dupla, e o ritmo dançante, romântico com tantas “danças requebrantes” contagiaram o país todo. Nos meus primeiros anos de faculdade, Claudinho e Buchecha era o CD mais tocado no meu primeiro carro, nos churrascos e festas que organizávamos. Quando os conheci, no MTV Awards de 1999, pude trocar meia dúzia de palavras com eles e ver com meus próprios olhos que apesar de usar toda aquela indumentária HipHop e estar no meio da nata da música Brasileira, o jeito brincalhão, a simpatia e o andar de mãos dadas com as namoradas de infância, agora esposas, ainda era de dois meninos da Comunidade do Salgueiro.
Claudinho e Buchecha ou Villa-Lobos? Os dois, porque a música não pode parar!

2 comentários:

  1. Claudinho e Buchecha é um clássico!!!
    Abraço!

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  2. Claudinho e Buchecha, simplecidade pura... lembro bem daquele encontro na festa da MTV. Enquanto muitos artistas passavam rapido em direcao ao local VIP, os dois ficaram na multidao, e conversaram na boa com qualquer um, inclusive nos. Sem contar no autografo da carta de baralho. Beijo

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