quarta-feira, 21 de abril de 2010

A hora H

Tenho medo de ficar velho. Medo da barriga despencar, dos pêlos das orelhas crescerem muito e de começar a queixar-me do pé, das costas e do cotovelo. Medo do HDL baixar, da A1C subir, do ácido úrico virar meu assunto preferido e aquele chá para o diabetes minha maior descoberta. 

Não deve ser fácil!

Fiquei pensando nisso nestes dois últimos dias em que tenho trabalhado com um grupo de 30 jovens de 50 a 80 anos, e pode parecer absurdo mas só agora acho que chegou o medo. Por que? Ah, porque passei dos 30 e caiu a ficha que também vou ficar velho?! Deve ser...

Me perguntava se existe felicidade entre tantas dietas, comprimidos, exames, preocupação e dicas de saúde de todo mundo, incluindo a vizinha, o porteiro e o taxista de confiança?! Caramba, viramos experimentos de medicina ambulantes?! Só servimos para isso?!

Não deve ser fácil!

Antes de constatar outra vez que não deve ser fácil vi um grupo de velhinhos gargalhando em alto e bom som! Cheguei mais perto para escutar de rabo de orelha e pude ouvir o menorzinho deles, com boina, calça e camisa puídas e sandálias de couro, contando o golpe que um dia aplicou na esposa e na filha para fugir de casa e encontrar os amigos para o jogo de dominó. Ele contava "seu feito" e todos acompanhavam passo-a-passo, sem piscar, e logo após o suspense, depois do gran finale, os outros velhinhos da roda praticamente começaram a abraçá-lo dando os parabéns como se o moleque tivesse roubado um beijo da menina mais bonita da escola.

Não aguentei de curiosidade e perguntei a um deles quando a rodinha se desfez:

"Por que ele não podia sair de casa?"

"Tava com o açúcar alto no sangue", respondeu.

Não deve ser fácil!

Um comentário:

  1. Tenho medo de ficar velho. Medo da barriga despencar, dos pêlos das orelhas crescerem muito e de começar a queixar-me do pé, das costas e do cotovelo. Medo do HDL baixar, da A1C subir, do ácido úrico virar meu assunto preferido e aquele chá para o diabetes minha maior descoberta.

    IIIIHHHHHH ! Sou eu o "velho" !!!

    Pai

    ResponderExcluir