sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Beisbol e Futebol

O Baseball inventado nos EUA é o esporte principal na Venezuela e assim como o futebol é a paixão Brasileira, por aqui o esporte de Babe Ruth, Barry Bonds e Mark McGuire movimenta o país de Outubro a Janeiro com o Campeonato Nacional.

O Fla-Flu Venezuelano no baseball  se chama Magallanes-Leones e depois de muitos anos os dois disputam o título nacional da temporada 2009-2010, jogando nesta noite a sétima e última partida.

O Navegantes de Magallanes, a mais antiga organização esportiva da Venezuela, foi fundado em 1917 em Cátia na Grande Caracas por um grupo de companheiros de bar em homenagem ao Lusitano Fernão de Magalhães, primeiro navegador a dar a volta ao mundo. Durante anos tiveram como principal rival o Royal Criollos, também de Caracas, e em 1941 a Venezuela vencia o Campenato Mundial de "Beisbol" (assim se escreve em Venezuelano) em Cuba e seus maiores ídolos, que jogavam no Royal Criollos, se mudavam para uma nova equipe chamada Cervecería Caracas. A rivalidade Royal-Magallanes foi herdada pelo Cervecería, que mais tarde nos anos 50, seria comprado e transformado nos Leones de Caracas, aproveitando o nome oficial da cidade, Santigo de León de Caracas e seu símbolo oficial, o leão.

Nos anos 70 os Magallanes mudaram-se para a cidade de Valencia e os Leones permaneceram como a equipe oficial de Caracas, mas a "fanaticada Magallanera" continuou fiel à sua equipe e até hoje os "Turcos", como são chamados os Navegantes, são a equipe mais popular do país e reunem a grande comunidade Portuguesa do país. Por outro lado, os "Melenudos" - cabeludos em español - como são chamados os Leões, são tidos como uma equipe elitesca, com menor torcida mas com mais "plata", tendo como casa o melhor estádio do país o Estado Universitário de Caracas.

Parecendo um Fla-Flu, uma final como esta com tanta história e rivalidade tem tomado conta do país, mas diferente do futebol não há violência entre torcidas e os jogos tem sido uma grande farra, com homens, mulheres e crianças de ambas equipes misturados nas "gradas", "sillas" ou "tribunas" tomando cerveja, whisky e comendo pizzas, tequeños, pipoca e cachorro-quente. Alguns jogos chegaram a durar mais de 4 horas e poucos torcedores acompanham o jogo inteiro sem tirar o olho do campo, mesmo os mais fanáticos sentam, levantam, saem para encontrar amigos, encarnam nos torcedores adversários e paqueram, ô se paqueram! As mulheres se "montam todas" em jeans apertados e blusas decotadas, sem esquecer o boné do time é claro, e vão desfilar no estádio. O telão do Universitário não mostra as repetições das jogadas (para evitar confusão) mas não perde uma beldade de vista!


O boné merece um parágrafo especial: é a parte mais importante da vestimenta do Beisbol, nenhum torcedor que se preze anda sem a "gorra" do seu time e quando ele precisa de sorte é só usá-la do avesso porque "dá liga"!

Entre mais semelhanças que diferenças, o Beisbol e o Futebol como todos esportes movem paixões, fazem homens virarem crianças e crianças virarem homens, chega a ser mais importante que política ou religião e uma grande razão para festa e hoje saberemos quem levantará a taça e "rumbeará" até o sol nascer na Venezuela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário